Google+

A batalha - saudável - dos games




 Os e-sports, uma espécie de competição em vídeo-games, transforma a diversão em seriedade



São Paulo, SP - Kaue sabe utilizar mais de 10 armas com uma precisão e velocidade típicas de um soldado de elite. Isso, só no videogame. Aos 26 anos de idade, ele dedica parte do tempo a um jogo de guerra chamado Call of Duty. Mas ele não está para brincadeira: Kaue Santana é organizador de campeonatos do game na internet.


Os chamados e-sports são uma tendência cada vez mais em alta no Brasil e no mundo, em que os games são tratados realmente como esportes. Os participantes treinam como atletas, podem ser patrocinados, e até competem por prêmios. A ideia também é, junto com essa competitividade, mostrar que a violência do jogo não sai - e nem deve sair -  para a vida real.

"Os jogadores têm a oportunidade de conhecer os jogadores online. Isso mostra que o mundo de carne e osso é bem diferente do online", explica Gustavo Lima. Ele é um dos organizadores do Batalha dos Games com Internet fixa LIVE Tim, o maior evento desse tipo no Brasil, que acontece no próximo final de semana em São Paulo. Os jogadores competem durante o evento, mas muitos saem de lá com novas amizades e trocas de experiência.

Para o psicólogo e colaborador do Batalha, Luis Ayres Hochheimer, uma competição vai até além disso: "Campeonato é igual a desafio, que é igual a querer ser o melhor - não importando quais obstáculos que é preciso superar. A importância de mostrar aos companheiros e a si mesmo que está, ou não, apto para a battle, é uma questão de vida ou morte para alguns. Mostrar-se capaz ou incapaz a si próprio é uma necessidade moral e política", explica.

Violência e games

O objetivo dos e-sports é estimular a competição, não a violência. E, nesse ponto, o Brasil ainda está atrasado. Os jogadores brasileiros, conhecidos como "hueiros" (pelo modo como riem, usando a expressão HUE), são famosos pela falta de educação nos games online, como DOTA e League of Legends.


"Esse é um dos motivos pelo qual o competitivo no Brasil ainda não é tão forte. A média de idade é de 15 anos, então sempre tem discussão entre clãs", acredita Kaue. Os clãs são as equipes formadas pelos jogadores.

Para estimular o fair game (jogo honesto, em tradução livre), as próprias produtoras criam seus mecanismos e classificações indicativas. Por exemplo, a Riot Games, empresa responsável pelo League of Legends (conhecido pela sigla LoL), criou uma espécie de tribunal em que os próprios jogadores são os juízes.

Exatamente para isso que os campeonatos tentam “oficializar”, cada vez mais, os games como esportes. A ideia é simples: tratando assim, os gamers - sobretudo quando ainda crianças - passam a ver o jogo não apenas como uma diversão, mas também como treino e superação. “Então, eu vejo a competição de games como uma necessidade humana de transpor obstáculos e enfrentar consequências morais e pessoais. Uns vencem, outros perdem. É como a vida, e eles têm de lidar com isso”, acredita Luis.

Para o psicólogo, o modo como a criança interage com um jogo violento não deve passar pela proibição, mas sim pelo entendimento, com a orientação dos pais: "Cada casa tem a forma de pensar e resolver se a criança está apta ou não a jogar um game. A sociabilidade é que precisa ser vigiada, não o game por si só. A meu ver, é necessário uma convivência maior entre pais e filhos", opina.

Apesar da polêmica em relação à violência, entre os jogadores existe um consenso: os jogos garantem muita diversão, ainda mais se houver competição.


Alguns dos jogadores chegam a ser patrocinados e até mesmo a treinar como atletas







Serviço

O que é?
- O Batalha dos Games com internet fixa LIVE Tim é o primeiro campeonato independe de games do Brasil criado exclusivamente para a diversão de todos. Você não precisa ser profissional para participar, basta ser bom em algum jogo e entrar para provar. As batalhas serão disputadas em 14 arenas (divididas entre Xbox 360 e Playstation 3), com diversos jogos, ao estilo eliminatória simples (mata-mata, copa ou morte súbita), separadamente durante os dois dias de evento.
O vencedor de cada campeonato levará o videogame disputado para casa e o segundo colocado levará o jogo original.
O melhor Cosplay de cada dia (masculino e feminino) levará um Xbox 360.


Onde? 
- Espaço Apas

Quando? 
24 e 25 de agosto de 2013

Contato
Assessoria de imprensa Grupo Player 2
imprensa@oplayer2.com.br

Website

0 comentários: