A batalha - saudável - dos games
Os e-sports, uma espécie de competição em vídeo-games, transforma a diversão em seriedade
São Paulo, SP - Kaue sabe utilizar mais de 10 armas com uma
precisão e velocidade típicas de um soldado de elite. Isso, só no videogame.
Aos 26 anos de idade, ele dedica parte do tempo a um jogo de guerra chamado
Call of Duty. Mas ele não está para brincadeira: Kaue Santana é organizador de
campeonatos do game na internet.
Os chamados e-sports são uma tendência cada vez mais em alta no Brasil e no mundo, em que os games são tratados realmente como esportes. Os participantes treinam como atletas, podem ser patrocinados, e até competem por prêmios. A ideia também é, junto com essa competitividade, mostrar que a violência do jogo não sai - e nem deve sair - para a vida real.
"Os jogadores têm a oportunidade de conhecer os
jogadores online. Isso mostra que o mundo de carne e osso é bem diferente do
online", explica Gustavo Lima. Ele é um dos organizadores do Batalha dos
Games com Internet fixa LIVE Tim, o maior evento desse tipo no Brasil, que
acontece no próximo final de semana em São Paulo. Os jogadores competem durante
o evento, mas muitos saem de lá com novas amizades e trocas de experiência.
Para o psicólogo e colaborador do Batalha, Luis Ayres
Hochheimer, uma competição vai até além disso: "Campeonato é igual a
desafio, que é igual a querer ser o melhor - não importando quais obstáculos
que é preciso superar. A importância de mostrar aos companheiros e a si mesmo
que está, ou não, apto para a battle,
é uma questão de vida ou morte para alguns. Mostrar-se capaz ou incapaz a si
próprio é uma necessidade moral e política", explica.
Violência e games
Violência e games
O objetivo dos e-sports é estimular a competição, não a violência. E, nesse ponto,
o Brasil ainda está atrasado. Os jogadores brasileiros, conhecidos como
"hueiros" (pelo modo como riem, usando a expressão HUE), são famosos
pela falta de educação nos games online, como DOTA e League of Legends.
"Esse é um dos motivos pelo qual o competitivo no Brasil
ainda não é tão forte. A média de idade é de 15 anos, então sempre tem
discussão entre clãs", acredita Kaue. Os clãs são as equipes formadas
pelos jogadores.
Para estimular o fair
game (jogo honesto, em tradução livre), as próprias produtoras criam seus
mecanismos e classificações indicativas. Por exemplo, a Riot Games, empresa
responsável pelo League of Legends (conhecido pela sigla LoL), criou uma
espécie de tribunal em que os próprios jogadores são os juízes.
Exatamente para isso que os campeonatos tentam
“oficializar”, cada vez mais, os games como esportes. A ideia é simples:
tratando assim, os gamers - sobretudo quando ainda crianças - passam a ver o
jogo não apenas como uma diversão, mas também como treino e superação. “Então,
eu vejo a competição de games como uma necessidade humana de transpor
obstáculos e enfrentar consequências morais e pessoais. Uns vencem, outros
perdem. É como a vida, e eles têm de lidar com isso”, acredita Luis.
Para o psicólogo, o modo como a criança interage com um
jogo violento não deve passar pela proibição, mas sim pelo entendimento, com a
orientação dos pais: "Cada casa tem a forma de pensar e resolver se a
criança está apta ou não a jogar um game. A sociabilidade é que precisa ser
vigiada, não o game por si só. A meu ver, é necessário uma convivência maior
entre pais e filhos", opina.
Apesar da polêmica em relação à violência, entre os
jogadores existe um consenso: os jogos garantem muita diversão, ainda mais se
houver competição.
Alguns dos jogadores chegam a ser patrocinados e até mesmo
a treinar como atletas
Serviço
O que é?
- O Batalha dos Games com internet fixa LIVE Tim é o primeiro campeonato independe de games do Brasil criado exclusivamente para a diversão de todos. Você não precisa ser profissional para participar, basta ser bom em algum jogo e entrar para provar. As batalhas serão disputadas em 14 arenas (divididas entre Xbox 360 e Playstation 3), com diversos jogos, ao estilo eliminatória simples (mata-mata, copa ou morte súbita), separadamente durante os dois dias de evento.
O vencedor de cada campeonato levará o videogame disputado para casa e o segundo colocado levará o jogo original.
O melhor Cosplay de cada dia (masculino e feminino) levará um Xbox 360.
Onde?
- Espaço Apas
Quando?
24 e 25 de agosto de 2013
Contato
Assessoria de imprensa Grupo Player 2
imprensa@oplayer2.com.br
Website
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